quinta-feira, 7 de maio de 2015


Meu nome é Bruno de Barros Ramirez, sou Professor de Ciências Físicas e Biológicas na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2008, porém minha carreira no magistério se inciou quando entrei para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2001 com 19 anos, onde logo após ingressei o corpo de docentes voluntários e estagiários de um Pre´-Vestibular Comunitário no bairro de São João de Meriti, que foi onde cresci, estudei e me formei. Sou filho de uma mulher do lar Maria Cristina de Barros Ramirez e de um iluminador cênico e eletricista do Teatro Municipal Dino Velasquez Ramirez, tenho quatro irmãos, uma de 30, Juliana, um de 22, Marcos Vinicius, um de 18, José Igor e uma de 14, Ana Carolina, sendo os três últimos só por parte de pai. O José Igor teve falta de oxigenação no cérebro e é especial desde que nasceu.
Estagiei na área de Botânica em Sistemática e Taxonomia de Fanerógamas, em Taxonomia de Peixes Marinhos na Laboratório de Ictiologia, em Ecologia de Cetáceos na Engenharia Florestal e terminei em Taxonomia e Ecologia de bentos marinhos no laboratório de Polychaetas soba  supervisão da Dra. Ana Cláudia dos Santos Brasil, onde publiquei trabalhos acadêmicos na área e terminei minha monografia e , por falta de tempo e problemas pessoais, não apresentei.
Aos 22 anos ingressei no estágio na área de Licenciatura no Colégio Mercúrio da Pavuna onde completei minhas horas de estágio e concluí o Curso Superior em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 25 de novembro de 2005. Logo após estudei um ano e entrei em 2006 para o Mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRural RJ na área de Toxicologia Marinha, com o experimento de observar intoxicação por ácido ocadáico acumulado por microalgas que são filtradas por mexilhões e ostras. Diante dos problemas de saúde da minha avó, só completei um ano de estudo nas disciplinas e não defendi minha Dissertação de Mestrado. Nessa época trabalhava como vendedor de roupas da Loja TACO no Shopping Grande Rio, onde pedi demissão para iniciar o Mestrado.
Aos 25 anos fiz o Concurso para o Magistério Estadual da SEEDUC e passei obtendo minha primeira matrícula em 2008, onde trabalhava como professor substituto no Colégio Santa Clara em Cordovil na rede privada e como professor de Ciências Físicas e Biológicas, tendo como início o CIEP Brizolão 169 Maria Augusta Correia minha primeira escola estadual pela Metropolitana VII. Ali convivi com pessoas maravilhosas, desenvolvi projetos de educação de referência como a Luta Mundial contra a AIDS envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, aprendi muito como professor, porém, não tinha mais a bolsa de ajuda da CAPES do Mestrado e tive que sair do Colégio Santa Clara, logo em 2009 fiz outro concurso para o Magistério Estadual onde em 2010 ingressei como professor de Ciências pela Metropolitana I onde ingressei no Colégio Estadual Sargento Antônio Ernesto (C.E.S.A.E.) onde fiz amigos maravilhosos e desenvolvi projetos educacionais como o Tráfico Negreiro no Dia Mundial da Consciência Negra, o Projeto Light nas Escolas onde conquistei o nono lugar em todo o estado do Rio de Janeiro como melhor projeto juntamente com o Professor de Ciências Leonardo Timbó, e o Fórum de Educação Sexual com toda a escola.
Em 2011 fiz a prova do Processo Seletivo Interno para Direção Geral de Escolas Estaduais do Rio de Janeiro e em 2012 comecei as estapas de seleção onde em 04 de janeiro de 2013 me tornei Diretor Geral da Escola Estadual Castro Alves, aprendendo os ofícios desta nova fase de trabalho na minha vida e tenho só que agradecer ao Senhor Jesus pela oportunidade de crescimento profissional e de poder fazer o bem a muna comunidade tão necessitada da atenção dos nossos governantes. Hoje me encontro ainda nesta escola a frente com uma equipe de professores e funcionários maravilhosa e temos muito trabalho a fazer e muitos alunos a educar. Bola pra frente! Que Deus abençoe a todos que lerem minha breve história de vida!


Nenhum comentário: